sábado, 22 de novembro de 2008

Informática Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa: a procura por autonomia e colaboração

O computador é uma ferramenta muito utilizada no dia - a- dia. Na educação ele poder ser usado como uma ferramenta ou um tutor. De acordo com Maia, a interação aluno-objeto , aluno-computador é um dos papéis do uso do computador no processo ensino-aprendizagem de LE.
Durante as aulas, os alunos usam o computador por si próprio, pois facilita na aprendizagem de uma lingua estrangeira, mas também pode ser auxiliado por um professor, neste caso, o professor é um facilitador.
Podemos ver que a relação entre o aluno e computador, além do aluno se interagir com a ferramenta, ele também pode se comunicar com os falantes nativos, ou seja, uma possibilidade de "treinar" a língua estrangeira. Segundo Souza(2004), "
com a tecnologia dos computadores em rede, a comunicação mediada pelo computador vem se tornando uma possibilidade pedagógica a mais nos contextos de ensino de línguas. além de propiciar espaços de comunicação mediada pela escrit, a internet trouxe uma relativa superação das dificuldade de vivências de comunicação entre aprendizes de linguas estrangeiras e comunidades usuárias desta línguas, impostas por barreiras geográficas".(p.80)
Em suma, vemos que a interação do aluno com o computador é um meio que se pode aprender uma língua estrangeira com ou sem ajuda de um facilitador e que também ele pode usar qualquer hora dependendo da disponibilidade e vontade do aluno.

Disponivel em:

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O professor de língua inglesa do Século XXI


Como ser um professor de lingua inglesa do século XXI? Primeiro, temos que saber se o professor é bom. Segundo, saber como o professor aplica a aula para seus alunos e terceiro, ter va

O professor do século XXI não esta caracterizado apenas ensinar, mas ter competência, equilíbrio emocional e acima de tudo se preocupar com o aluno que recebe a mensagem. Há vários autores que atribuem grande importância para o professor como, como Cunha (1988), Luckesi (1992) e Pereira (1994).
Conforme Pereira; Garcia (1996) "uma das maneiras de atestar as qualidades do professor, é através dos alunos que estão no trato diário e direto com este profissional. Também Luckesi (1992) considera os alunos como elementos importantes e capazes de opinar a respeito de seus mestres."
Neste século, o professor tem que estar informado da tecnologias saber usar, como usar com os alunos para que eles tenham um aprendizado dinâmico, fazendo com que eles interessem a aprender.







Disponível em: Acesso em: 01dez 2008